Intervenção: Grécia e os Jogos Olímpicos

Nossa intervenção sobre Grécia destacou os jogos olimpicos! Vamos relembrar?

GRÉCIA

Jogos Olimpicos

 Image

A imagem acima representa os jogos Olímpicos da Antiguidade e da Era Moderna. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional, os anéis coloridos simbolizam a união dos cinco continentes . As cores foram escolhidas porque cada nação tinha, pelo menos, uma delas em sua bandeira nacional. A bandeira foi adotada em 1914, mas foi exposta pela primeira vez apenas em 1920 nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. Desde então, foi hasteada em cada celebração dos Jogos.

OLIMPÍADAS… UM PRESENTE DOS GREGOS

Os Jogos Olímpicos, também conhecidos como Olimpíadas, nasceram em Olímpia, cidade da Grécia Antiga, arena de deuses, filósofos, dramaturgos e guerreiros. Eis aí um saudável presente dos gregos para o mundo.

Esses jogos constituem uma série de eventos desportivos, ocorrem de quatro a quatro anos e reúnem atletas de quase todos os países para competirem em diferentes e diversas modalidades. Aos classificados, são oferecidos medalhas de ouro, prata e bronze.

Criados em homenagem aos deuses gregos, especialmente Zeus, por volta de 776 a.C., os Jogos Olímpicos atravessaram os mares e se tornaram verdadeiros palcos festivos, adornados por confrontos políticos, reivindicações, desfiles de vaidades e constelação de estrelas; cenas comuns quer seja entre os países participantes, quer seja entre os próprios competidores. Originalmente, os jogos se mesclavam à celebração do esporte e do culto à beleza estética humana, sobretudo masculina. Havia ali uma intenção mística e fúnebre de saudar os mortos de cada cidade-estado da Grécia.

Ao longo do tempo, as Olimpíadas se institucionalizaram, esportistas se profissionalizaram, atletas femininas ganharam reconhecimento, talentos foram descobertos, tecnologias invadiram o cenário e a competitividade cresceu em escala avassaladora. Embora seja salutar a prática dos esportes, o universo olímpico dos dias atuais reflete uma mistura de diversão, lazer e disputas. O solene sentido de paz, solidariedade e amizade, conclamado pelo Barão Pierre de Coubertin, que oportunizou o regresso às tradições olímpicas na Era Moderna, é uma tocha em ebulição. Image

Por isso, para que possamos, efetivamente, desfrutar desse valioso presente grego é preciso que as Olmpíadas transcendam o estatuto de instituição esportiva, incorporando o espírito de união, harmonia, igualdade e respeito entre nações, povos, raças, etnias e genero. Afinal, a essência olímpica deve permear a essência da vida: superar obstáculos, vencer desafios, realizar sonhos e ser feliz.

Referências Bibliográficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos
http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/historia-dos-jogos-olimpicos.htm
http://www.suapesquisa.com/olimpiadas/

Responda:

1) Podemos afirmar que os Jogos Olímpicos da Antiguidade consistiam em eventos meramente esportivos? Justifique.

2) Você acha importante que os jogos existam até hoje? Dê sua opinião sobre eles.

ImageFoi isso gente!

Até a próxima!

Bolsistas responsáveis: Lorrayne Nascimento e Mônica Ingredy

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s