Intervenção: Mesopotâmia (Atividade)

Imagem

Por Edcélia Martins e Fernanda Martins

Mesopotâmia

Mesopotâmia, que significa “entre rios” ou “região entre rios”, é uma região situada entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio (atual Iraque). Sendo esta uma das mais antigas civilizações da história.

A Mesopotâmia foi formada de vários povos oriundos de diferentes regiões, sendo estes, os Sumérios, Acádios, Amoritas, Assírios e Caldeus. A terra fértil ajudou que estes povos se estabelecem. Do convívio da cultura desses povos, nascem as sociedades mesopotâmias.

O surgimento dos primeiros povos urbanos na região foi acompanhado do desenvolvimento de um complexo sistema hidráulico que favorecia a utilização dos pântanos, evitava inundações e garantia o armazenamento de água para as estações mais secas. Estas estruturas eram necessárias para se ter algum tipo de controle dos rios Tigre e Eufrates. A presença dos dois rios (Tigre e Eufrates) garantia margens férteis (na época das cheias) para a agricultura, água para beber e peixes.

Este povo tinha uma religião politeísta, ou seja, adoravam vários deuses. Sendo estes deuses antropomórficos, isto é, mistura de animais com seres humanos. Não acreditavam na vida após a morte, não tendo então preocupação com os mortos, porém acreditavam em demônios, gênios, espíritos bons, magias e adivinhações. Como davam muita importância aos astros, isso os levou a criar o zodíaco e os primeiros horóscopos. Eram teocráticos, na qual o governante é visto como representante dos Deuses. O clero era forte e interferia no poder político.

Inserida na área do Crescente Fértil, uma região do Oriente Médio excelente para a agricultura, exatamente num local onde a maior parte das terras vizinhas era muito árida para qualquer cultivo.

A economia era a agricultura, cultivavam a criação de gado. Tinha o artesanato, a mineração. O comércio era a base de trocas que estendiam á Ásia menos, ao Egisto e á Índia.

A Mesopotâmia contava com a divisão em cidades-estados, tinham governo e burocracia próprios e eram independentes. A sociedade era dividia em castas, onde no topo ficavam a família real, sacerdotes, nobres e militares, contendo a outra parte os artesões, camponeses e escravos.

O desenvolvimento político da civilização mesopotâmica foi dividido em três fases, sendo a primeira fase, Sumérios, pioneiros no desenvolvimento da civilização mesopotâmica, foram dominados por Sargão, chefe da nação semítica; segunda fase, decadência do Império Sumério, e da ascensão do Império Assírio; terceira fase, declínio do Império Assírio, com ascensão dos Caldeus, nação de Semitas que posteriormente foi derrubada por Ciro, o Persa.

Os mesopotâmicos tinham invenções e deixou algumas contribuições para a humanidade, como a escrita cuneiforme; astrologia, a criação do zodíaco e do horóscopo; arquitetura, templos: Zigurate; primeira lei escrita, código de Hamurabi; matemática, mito da criação e Epopéia de Gildamesh, contribuição literária; metalurgia do bronze e do ferro; irrigação, arado, carro sobre rodas, ano de 12 meses e a semana de 7 dais; a divisão do dia em 24 horas.

Questões

(01°) Considerando o texto acima e outras fontes de pesquisas estudadas sobre a sociedade mesopotâmica, explique sobre o modo econômico e político desta sociedade.

(02°) Sendo esta sociedade dividida em castas, tendo a família real no topo da pirâmide de organização social. Como era concentrado o poder na mão do governante da família real, e qual importância a religião tinha nesta organização?

(03°) O que a região da Mesopotâmia oferecia de benéfico aos povos que a habitavam?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s