RENASCIMENTO CULTURAL

                                intervenção elaborada para os alunos no dia 17 de setembro de 2013

      Renascimento Cultural foi um movimento artístico e intelectual que, a partir do século XV, recusou o pensamento religioso medieval, colocando o ser humano no centro de todos os interesses. O Renascimento foi marcado pelo retorno aos valores da antiguidade clássica greco-romana. Os renascentistas faziam críticas ao período medieval, dominado pelos valores culturais e religiosos a Igreja. Assim, a Modernidade foi caracterizada como uma época de progresso intelectual, na qual se fazia renascer a cultura clássica greco-romana. Daí, a origem do renascimento.

Características:

   O Renascimento Cultural foi um movimento com características próprias. Uma delas foi o retorno à cultura greco-romana, pois os renascentistas achavam que gregos e romanos tinham um conhecimento mais amplo da vida.

    Outra característica foi o humanismo, ou antropocentrismo, pois o homem passou a ser o centro de todas as atenções, até então situado nas coisas divinas. Além disso, foi caracterizado pelo hedonismo e pelo individualismo, considerando a grande preocupação dos renascentistas com o prazer e a liberdade do indivíduo.

Onde e quando ocorreu:

    A Itália foi o berço do renascimento cultural. Um dos motivos foi o fato da Itália ter sido herdeira direta do Império Romano. Assim, havia um contato constante com resquícios da cultura romana. Além disso, o forte desenvolvimento econômico das cidades italianas possibilitou que os comerciantes financiassem os artistas.  Os pensadores, escritores do Renascimento, eram conhecidos como humanistas, ou seja, grandes conhecedores da cultura clássica.

 Representantes Italianos:

Leonardo da Vinci (1452 – 1519), Foi pintor, arquiteto, escultor, físico e engenheiro. É autor de Monalisa.

 Michelângelo Buonarrotti, Foi arquiteto, escultor e pintor. Pintou a Capela Sistina, um grande empreendimento católico. Na época, Michelângelo desobedeceu as ordens do papa, que não queria nenhuma influência renascentista nas obras da Igreja.

Galileu Galilei (1564 – 1642), Físico e astrônomo, foi um dos primeiros a usar o método científico para estudar a natureza. Galileu defendeu o heliocentrismo, ou seja, a teoria de que o centro do universo é o sol, e não a terra.

 Atividade 

1. O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método científico, e também por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu:  “Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores e que se construam carros que avancem a uma             velocidade incrível sem a ajuda de animais…”.

 Podemos afirmar que as ideias de Roger Bacon

a) elogiavam a Igreja e a crença em Deus. b) estavam atrasadas em relação ao seu tempo. c) rejeitavam o uso da matemática e do método científico nas invenções. d) eram fundamentalmente voltadas para o passado. e) contemplavam a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções tecnológicas.

____________________________________________________________

2. Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e das invenções tecnológicas, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor, a expressão e até os sentimentos humanos. O texto apresenta um espírito de época que também influenciou a produção artística, marcada pela constante relação entre

 a) ciência e arte. b) fé e misticismo. c) cultura e comércio. d) política e economia. e) astronomia e religião.

 

3. Marque as pinturas que você acredita pertencer ao movimento renascentista cultural do século XV, que teve como características o ser humano no centro das atenções e o conhecimento científico colocado em oposição ao conhecimento religioso, dentre outras.

 

                Image                                               Image                                                              Image             

( ) Renascentista

( ) Não-Renascentista

           Bolsistas: Naiza Lima

                          Higor Ferreira                             

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s