INTERVENÇÃO : MITOLOGIA GREGA ( OS DEUSES DO OLIMPO )

Bolsistas : Saluany Monise e José de Oliveira Junior

A Intervenção foi realizada  com objetivo de mostrar aos alunos o maravilhoso mundo da mitologia grega e os grandes mitos, conhecendo cada Deus e como eles eram para a sociedade . Ao final dela houve uma atividade com o objetivo de desenvolver a capacidade  artística  dos alunos , onde eles deveriam desenhar o ( Olimpo com todos respectivos deuses )

 

 

Programa de Iniciação a Docência (PIBID)

CENTRO DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS

1º ano B

Aluno (a) :  ___________________________________  Data :___/___/____

 

                                              Material de apoio pedagógico

MITOLOGIA GREGA  ( OS DEUSES DO OLIMPO )

A miotologia grega é um conjuto de mitos e lendas sobre varios deuses e heróis ocorreu por volta de 700 a. C. A religião  grega era politeista , os gregos acreditavam em vários deuses  e o principal deles era Zeus , rei dos deuses , geralmente quando ocorriam uma tempestade , os gregos  acreditavam que era Zeus em seu pleno estado de fúria . A esposa de Zeus era Hera  a qual Zeus ficou namorando durante 300 anos, até que ela aceitou se casar com ele , como toda boa mulher Hera protegia seu casamento coisa que não era necessario pois Zeus a traia com diversas mulheres que eram mortais. Poisedon  era irmão de Zeus  e Deus dos oceanos e mares, a humanidade ganhou de presente de Poseidon os cavalos no entanto era amados pelos gregos , mas todos temian sua fúria pois causava grandes estragos com grandes furacoes. Um outro irmão de Zeus era Hades  o Deus do mundo subterrâneo  ele era casado com uma mulher muito terrivel chamada Perséfone , sendo assim quando os homens e também as mulheres morriam  todos iam para  o reino de Hades, se tornavam sombras sem memórias , os que tinham direito de viver  bem depois da morte era os heróis  e com isso todos eles iam direito para os campos Elísios. A deusa mais querida de todas era Atenas , contas-se que certo dia Zeus teve um grande dor de cabeça e abriu um enorme buraco em sua testa , e desse buraco saio Atena já adulta , ela era linda, muito protetora e possuia uma sabedoria muito grande , foi Atena que ensinou aos homens fabricar azeite de Oliva e criar as leis. Apolo era o Deus da Luz, equilibrio, raciocínio e também da verdade , ele protegia os músicos e profetas  e possuia uma beleza muito grande, sendo chamado também com Deus da beleza. Afrodite era a deusa do amor , onde ela pisava nasciam flores e mais flores , os pássaros cantavam a sua volta, Afrodite era protetora dos carinhos e das conversas. O Deus da guerra era o terrivel  Ares  , filho de Zeus e Hera que o odiavam seu tio Hades possuia um amor muito grande por ele , pois  Ares mandavam muitas pessoas para o mundo subterrâneo deixando Hades cada vez mais feliz, os gregos o respeitavam mas nunca o cultuaram . O Deus mais habilidoso era Hefaísto  era muito feio e tinha um defeito físico em sua perna que o empedia de andar como qualquer pessoa normal, tudo que ele tocava era capaz de se transformar em coisa boa  de sua oficina saia grandes obras a caixa de Pandora por exemplo foi criada por ele , foi Efaísto que ensinou os homens o artesanato . Hermes era o Deus  dos comerciantes , protegia os ladrões , viajantes e escritores , tinha asinhas no pé e por isso percorria o mundo com uma velocidade muito grande e por causa disso ele era mensageiro dos deuses. Dioniso era o Deus oposto a Apolo , enquanto Apolo era o Deus do da razão e das boas causas Dioniso era o Deus das farras e bebidas , Deus do vinho e do exagero , sendo assim dizem que todas as pessoas da humanidade são uma mistura  dos dois deuses equilíbrio e loucura

 

             Texto elaborado pela Bolsista : Saluany Monise 3º Périodo Lic.História  IFG

                    1-      Com o objetivo de desenvolver sua capacidade artística e com bases no texto que acabou de ler, imagine todos os deuses do Olimpo juntos e  faça um desenho esboçando o que sua imaginação criar.

Fontes : História Geral e do Brasil por José de Freitas Neto e Célio Ricardo Tasinafo

Editora : HARBRA

Ano :2006

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s